1º Escola de Pais de 2020
O Instituto Bruno Realiza uma oficina mensal intitulada ‘Escola de Pais' cujo o objetivo é gerar informação, interação e participação das famílias atendidas pela instituição. No último mês a Escola de Pais teve como tema a Assistência Social e a Estrutura do Instituto Bruno como uma organização da sociedade civil (As OSC são entidades nascidas da livre organização e da participação social da população que desenvolvem ações de interesse público sem visarem ao lucro) e como ela é importante na assistencial social.
" É muito importante passar para as famílias atendidas como se estrutura os serviços de proteção social os quais estão inseridos." Afirmou Thamara Oliveira, assistente social e coordenadora do serviço socioassistencial no Instituto Bruno.
Qual é a diferença entre OSC e ONG?
O termo "organização da sociedade civil" (OSC) representa apenas a forma mais recente de fazer referência àquelas entidades antes denominadas "organizações não governamentais" (ONG). Essas organizações constituem atores sociais e políticos cada vez mais presentes nas democracias contemporâneas, podem ser qualificadas como organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP), desde que cumpram certos requisitos estabelecidos em lei. A lei que instituiu essa titulação tinha como objetivo regulamentar o regime jurídico entre essas entidades e o poder público, com o fim de celebração de convênios.
Organização social (OS) é outra qualificação outorgada pela administração pública para entidades sem fins lucrativos, para que possam receber determinados benefícios do poder público (dotações orçamentárias, isenções fiscais etc.) com vistas à realização dos seus fins. Com esse título, é possível celebrar um contrato de gestão, que é um modelo de administração pública que pretende ser mais eficiente. A qualificação como OSCIP ou como OS é opcional e traz benefícios e deveres para as organizações civis.
Fonte: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) - Mapa das Organizações da Sociedade Civil